Pular para o conteúdo principal

Administração Científica é a 1° Escola

No livro do chiavenato, Introdução a TGA, 7 ed., Cap 13 Teoria Comportamental da Admnistração, pág. 329, é mencionado pelo autor: "A Teoria Comportamental surge no final da década de 1940 com uma redefinição total de conceitos administrativos:..."

No mesmo livro, na pág. 316 onde é apresentado o resumo final capítulo 12,  "Teoria Estruturalista da Administração", o autor menciona: "A Teoria Estruturalista surgiu por volta da década de 1950, como um desdobramento das análises dos autores voltados para a Teoria da Burocracia..."

Quanto a teoria neoclássica ela surge como uma repercussão sobre a teoria administrativa, causada pelo surto do desenvolvimento industrial e econômico ocorrido após a segunda guerra mundial. Chiavenato não fala de uma data específica, mas logo na introdução da parte V, "Abordagem Neoclássica da Administração", página 148, é descrito: "No início da década de 1950, a teoria administrativa passou por um período de intensa remodelação..."

Então, em relação ao surgimento das teorias, a ordem correta é teoria comportamental antes de neoclássica e estruturalista.

ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA: "O primeiro período de Taylor corresponde à época da publicação de seu livro Shop Management (1903)..."



TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO: 1916


TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS: "A Teoria das Relações Humanas surgiu nos Estados Unidos,como consequência das conclusões da Experiência de Hawthorne...' As conclusões da Experiência de Hawthorne, realizada entre 1927 e 1932'"

TEORIA DA BUROCRACIA: "A PARTIR DA DÉCADA DE 1940"

TEORIA COMPORTAMENTAL: "FINAL DE 1940"
TEORIA NEOCLÁSSICA: "INÍCIO DA DÉCADA DE 1950"
TEORIA ESTRUTURALISTA: "POR VOLTA DA DÉCADA DE 1950"
TEORIA DOS SISTEMAS: "A PARTIR DA DÉCADA DE 1960"
TEORIA DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL: "A PARTIR DE 1962"



TEORIA DA CONTINGÊNCIA: "a mais recente das teorias administrativas e marca um passo além da Teoria de Sistemas. Suas origens remontam às pesquisas de Chandler, Burns e Stalker, Woodward e Lawrence e Lorsch a respeito das organizações e seus ambientes.". Chiavenato também não menciona data quanto a esta teoria, mas pelo que li essas pesquisas ocorreram na década de 1960.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Funções básicas do PODC

A função de Planejar P = Planejamento Essa função visa definir objetivos e meios para alcançá-los. Trata-se de uma tarefa considerada básica para uma organização, uma vez que representa uma forma de se antecipar às dúvidas e probabilidades. É um processo consciente e organizado de determinar os objetivos que a empresa pretende alcançar. O = Organização Designar tarefas e dividir trabalhos são etapas da função organização. D = Direção Colocar a mão na massa, auto-disciplina. PLANEJAMENTO:  prevenir, programar, antecipar, reduzir incerteza.  ORGANIZAÇÃO :  distribuir, alocar, empregar, atribuir, formar, executar. DIREÇÃO:  COORDENAÇÃO: ajustar o trabalho./ LIDERANÇA: influenciar, persuadir, convencer, integrar, motivar. CONTROLE:  avaliar, medir, mensurar. 

CURSO DE VERÃO #USP - XLVIII PROGRAMA DE VERÃO - IME - USP

A edição de número 48 do PROGRAMA DE VERÃO do Instituto de Matemática e Estatística da USP será realizado entre 7 de Janeiro a 15 de Fevereiro de 2019. No Programa de Verão do #IME são oferecidos cursos de Difusão Cultural e disciplinas de Pós-Graduação abertos a todos os interessados (incluindo pessoas externas à Universidade). você - É de graça ? eu - Não. Mas é interessante e rápido clik no link e observe.

Total