Pular para o conteúdo principal

Perguntas de educação

 O trecho a seguir está incompleto: O projeto político político-pedagógico de uma escola se relaciona com a organização do trabalho pedagógico em dois diferentes níveis: da organização da escola como um todo e da sala de aula em suas especificidades e contextos. Nesse sentido, o projeto político-pedagógico possui como preocupação a organização do trabalho pedagógico _______________________.


Assinale a alternativa que corretamente completa a lacuna do trecho anterior:

(a) para a avaliação somativa

(b) para formação continuada

(c) em sua globalidade

(d) em sua dimensão administrativa

(e) em sua especificidade curricular


Indique a alternativa que contemple todos os princípios da construção do Projeto Político-Pedagógico:

(a) Igualdade, qualidade, gestão democrática, liberdade e valorização do magistério.

(b) Racionalidade, igualdade e quantidade.

(c) Igualdade, honestidade e incentivo à carreira docente.

(d) Qualidade, quantidade e gestão homogênea.

(e) Valorização do magistério e da comunidade.

Assinale a alternativa que define o que compreende a avaliação no Projeto Político-Pedagógico:  

(a) Trata-se de um ato dinâmico que qualifica e oferece subsídios ao PPP, e caminha na direção das ações dos educadores e educandos, visando compreender a própria instituição. O PPP deve ainda, prever a importância e abrangência das avaliações de larga escala.

(b) O PPP não compreende a avaliação como parte importante o encaminhamento das ações dos educadores e educados.

(c) A avaliação não se trata de um ato dinâmico, mas oferece alguns subsídios ao PPP.

(d) A avaliação não se articula ao PPP, sendo desvinculada dos pressupostos da escola.

(e) A avaliação é um ato dinâmico que não caminha na direção das ações dos educadores e educandos, mas que compreende a instituição e o PPP. 



Assinale a alternativa que descreve os pressupostos do Planejamento Participativo:  

(a) O Planejamento Participativo prevê o trabalho de planejamento por meio de uma associação de pessoas, que em conjunto, decidem sobre o encaminhamento de determinadas ações e situações. No âmbito da escola, seria o planejamento realizado por professores, alunos, pais, gestores, colaboradores e membros da comunidade em geral podem trazer seus diferentes “olhares” aos problemas, necessidades e objetivos da escola e de forma democrática participem dos processos de decisões.

(b) O Planejamento Participativo não prevê o trabalho de planejamento por meio de uma associação de pessoas, que em conjunto, decidem sobre o encaminhamento de determinadas ações e situações. No âmbito da escola, seria o planejamento realizado por professores e gestores que participam dos processos de decisões. 

(c) O Planejamento Participativo prevê o trabalho de planejamento por meio de uma associação de pessoas, que individualmente, decidem sobre o encaminhamento de determinadas ações e situações. No âmbito da escola, seria o planejamento realizado apenas por professores no que se refere aos processos de decisões.

(d) O Planejamento Participativo não prevê o trabalho de planejamento por meio de uma associação de pessoas. No âmbito da escola, seria o planejamento realizado por professores e alunos que podem trazer seus diferentes “olhares” aos problemas, necessidades e objetivos da escola e de forma democrática participem dos processos de decisões.

(e) O Planejamento Participativo prevê o trabalho de planejamento individual sobre o encaminhamento de determinadas ações e situações. No âmbito da escola, seria o planejamento realizado apenas pelos professores e gestores que podem trazer seus diferentes “olhares” aos problemas, necessidades e objetivos da escola e de forma democrática participem dos processos de decisões.


Por sua própria denominação, o projeto político-pedagógico possui também um viés político.

As afirmações a seguir discutem tal viés:

I. O projeto pedagógico de uma escola deve estar articulado aos interesses coletivos da comunidade escolar, bem como estabelecer um compromisso sociopolítico com ela. Assim, é também um projeto político.

II. Por desenvolver um serviço que de alguma forma reflete visões de mundo, interesses e projetos de grupos específicos, o projeto de toda escola sempre está vinculado a um interesse político-partidário.

III. A escola, ao se propor formar cidadãos para determinado tipo de sociedade, assume também um compromisso político com tais cidadãos e a própria sociedade.

Estão corretas somente as afirmações:


(a) III.

(b) I, II e III.

(c) II e III.

(d) I e II.

(e) I e III.

Comentários

Total