Pular para o conteúdo principal

CURSO DE VERÃO #USP - XLVIII PROGRAMA DE VERÃO - IME - USP

A edição de número 48 do PROGRAMA DE VERÃO do Instituto de Matemática e Estatística da USP será realizado entre 7 de Janeiro a 15 de Fevereiro de 2019.

No Programa de Verão do #IME são oferecidos cursos de Difusão Cultural e disciplinas de Pós-Graduação abertos a todos os interessados (incluindo pessoas externas à Universidade).

você - É de graça ?
eu - Não.
Mas é interessante e rápido clik no link e observe.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Batizado por Tancredo Neves de “Nova República”

O período que marca o reencontro do Brasil com os governos civis e a democracia ainda não completou seu quinto ano e já viveu dias de grande comoção. Começou com a tragédia de Tancredo, seguiu pela euforia do Plano Cruzado, conheceu as depressões da inflação e das ameaças da hiperinflação e desembocou na movimentação que antecede as primeiras eleições diretas para presidente em 29 anos. O álbum dos presidentes: a história vista pelo JB. Jornal do Brasil. 15 nov. 1989. O período descrito apresenta continuidades e rupturas em relação à conjuntura histórica anterior. Uma dessas continuidades consistiu na a) representação do legislativo com a fórmula do bipartida rismo. b) detenção de lideranças populares por crimes de subversão. c) presença de políticos com trajetórias no regime autoritário. d) prorrogação das restrições advindas dos atos institucionais. e) estabilidade da economia com o congelamento anual de preços.

Sistema democrático: Liberdade da Impressa

Não existe uma forma de se limitar a liberdade de imprensa sem prejudicar as liberdades de expressão e de informação. São, estes, direitos tão subjetivos que não há como estabelecer uma quantificação ideal para sua fruição. Por isso, a liberdade de imprensa deve ser a mais ampla possível, para que tais direitos também possam ser exercidos de forma ampla.  Vários momentos históricos mostram o quanto uma imprensa livre é capaz de subverter a ordem social estabelecida, redefinindo valores sociais e fortalecendo os direitos individuais do povo. A Revolução Francesa é, talvez, o maior exemplo. O Abade Emmanuel Sieyès criticava a estrutura da sociedade francesa, que tinha nobreza e realeza no topo da pirâmide social, enquanto a burguesia e o resto do povo, apesar de maioria, não tinham voz nas decisões políticas adotadas pelo rei. Um jornal francês era escrito à noite, nos subsolos de Paris, ajudando a difundir as ideias do Abade. O resultado foi a queda da monarquia e o nasciment...

A matemática é linda

 A matemática é linda se você a entende e feia se não, o processo de aprendizagem varia desde a infância até teorias abstratas ao longo da vida. Compreender as regras básicas é essencial para desenvolver a proficiência matemática. Matemática mais abstrata é um estudo complexo que requer um esforço interno individual. A matemática tem sua própria cultura, não se trata apenas de resolver problemas, mas abrange arte e filosofia também. Permite estudar diversos temas como comunicação, lógica, criatividade e mundo extra-sensorial. Oferece uma oportunidade de experimentar o mundo dos sistemas abstratos de espaços e números para perceber que a beleza pode estar oculta nas coisas mais simples.

80 motoristas de uma empresa de ônibus - Estatística

  A distribuição abaixo indica o numero de acidentes ocorridos com 80 motoristas de uma empresa de ônibus, durante o período de um ano. N° de       acidentes  0 1 2 3 4 5 N° de motoristas 38 22 16 9 5 2 a) Calcule o numero médio de acidentes por motorista.  Σx =  92/111  = 1,21 acidentes b) Calcule o valor modal. 0 acidentes  c) Calcule o valor mediano Mediana 2+3/2 = 2,5 . d) Qual o percentual de motoristas que não sofrem nenhum acidente? 38/92*100 = 41,30 e) Qual o percentual de motoristas que sofreram pelo menos 3 acidentes? 9,78+5,43+2,17=17,38 f) Qual o percentual de motoristas que sofreram menos de 2 acidentes? 41,30+23,91=65,21 g) Qual o percentagem dos motoristas que sofreram no máximo 3 acidentes. 41,30+23,91+17,39+9,78 = 92,39%  N° de acidentes  N° de motoristas fi fri (%) FI FRI(%) 0 38 0 41,30 38 41,30 1 22 22 23,91 60 65,22 2 16 32 17,39 76 82,61 3 9 27 9,78 85 92,39 4 5 20 5,43 90 97,83 5 2 10 2,17 92 100,00 ...

Total