A música popular representa, no Brasil, instrumento de grande relevância na expressão das origens históricas de seu povo. Essa manifestação cultural, ao lado da literatura, coloca-se como requisito essencial para o entendimento das transformações do país e de seus valores.
A historia brasileira é, de fato, melhor compreendida quando analisada juntamente com sua música.
A historia brasileira é, de fato, melhor compreendida quando analisada juntamente com sua música.
Por meio da capoeira e das danças indígenas, por exemplo, percebe-se a influência do negro africano e do índio na formação do país. Além disso as canções tradicionais de suas diferentes regiões revelam a forte participação de povos estrangeiros na cultura nacional, como a influência germânica no sul e italiana no sudeste do país.
A música populara, além de narrar a evolução histórica brasileira, já serviu também como forma de critica ao sistema político vigente. Na época da ditadura militar, a música foi importante arma de protesto popular contra a opressão. De maneira mais ou menos disfarçada, muitos artistas expressaram, nos festivais, a insatisfação da sociedade com o regime militar, ao mesmo tempo em que incitavam as pessoas a reagir, como se vê nos versos "quem sabe faz a hora, não espera acontecer".
Ainda deve ser destacado que a música popular funciona como um espelho do povo brasileiro, na medida em que reflete seus valores, suas preferências e até seus medos. Não por acaso, o samba tornou o país mundialmente conhecido como uma terra de pessoas alegres, esperançosos e hospitaleiras, mesmo quando atormentados por problemas sociais. Por outro lado,canções como "Garota de Ipanema" oferecem um pouco a beleza de suas pessoas e de sua natureza.
A música popular, assim, ajuda a contar a historia da nação brasileira e suas transformação ao longo dos séculos. Revela também os traços culturais marcantes do país e muitas vezes serve como voz para o seu povo, o que o torna um elemento fundamental para a formação da identidade cultural brasileira.
Fonte: texto nota 100 TRT - 1ª Região
Comentários
Postar um comentário
Obrigado por comentar